Conversa de Botequim
Roberto J. Sousa.
o papo_____________________________________________
VAMOS LAVAR O FEIJÃO
Campanha de Recuperação Urbana
Partindo de uma vontade do Iano, bem que poderíamos ter um Outdoor assim. Tem coisa melhor, mais gostosa e mais bucólica do que ribeirão ? Daqueles que passam no quintal da gente ? Não precisa ter casa nas margens. O Feijão Cru está no quintal de todo mundo. Além de carregar a história de Leopoldina, ele também carrega lixo, bosta e o instinto de cidadania do leopoldinense. Ele só não fica mais sujo, porque não é maior. A sociedade tem que fazer seu papel. Higiênico. Recuperação urbana, aqui na nossa cidade, é como dar faxina em casa. Na casa da gente. E ele é tranqüilo, não enche. Alguns anos atras ele encheu. Mas, pô, até ele tem limites. Sabia que o sonho dele é virar rio ? É, pra nos servir. Sonha em ficar grávido de peixes. Quer sentir cosquinha de anzol. Se pudesse não desaguava, voltava correndo, como menino, pra escorregar outra vez. Quer lavar roupa pra fora para ganhar a vida. Quer dar água de beber. Tem vaidade também. Quer se enfeitar de flores. De plantas. Quer cheirar bem. Passar orgulhoso pela cidade, murmurando: "Tá pensando o que, Leopoldina também tem rio. E dos 'bão' ". Mas continua calado e desapercebido. Continua com seu trabalho silencioso de limpar a cidade. A gente podia, se todo mundo topasse, pegar uns quatro caminhões de vergonha, misturar com sabão em pó e dar uma lavada de primeira nele. Como vai sobrar sabão, dava uma guaribada no resto da cidade. Leopoldina é uma cidade limpa. As pessoas é que não são.
a bebida___________________________________________
O pai do Baptistinha já tá pra lá dos oitenta. Viúvo e sozinho. Mora na fazenda. Pão duro que só ele. E o Baptistinha é filho único. E fica doido pro velho vender a fazenda pra ele entrar na grana. E o velho resiste.
- "Ô Baptistinha, como é que vai o velho ?"
A resposta é baptistiniana:
- "Tá com uma saúde irritante..."
o tira-gosto________________________________________
"Nunca tente fazer um porco cantar. Primeiro, porque você vai perder o seu tempo e depois porque você vai irritar profundamente o porco".
Nenhum comentário:
Postar um comentário